quinta-feira, 30 de julho de 2009

Oficina 4 - Leitura e processos da escrita I

PAUTA DA OFICINA 4 DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP 4 UNIDADE 13 e 14 – LEITURA E PROCESSOS DA ESCRITA I

UNIDADE 13 – LEITURA, ESCRITA E CULTURA
UNIDADE 14 – O PROCESSO DE LEITURA

OBJETIVOS:
1- Discutir e dirimir dúvidas sobre o conteúdo das seções 1,2,3 das unidades 13 e 14 do TP 4 ;
2- Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
3- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
4- Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional;
5- Reconhecer texto e leitor como criadores de significado;
6- Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura;
7- Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – PERÍODO MATUTINO
1- Mensagem ( A paz de Deus).
2- Formar grupos para discutir e fazer uma síntese das seções da unidade 13:
Grupo 1: Letramento;
Grupo 2: Letramento e diversidade cultural;
Grupo 3: Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita.
3- Socializar com a turma.
4- Formar grupos para ler, discutir e socializar as seções da unidade 14.
Seção 1 : Grupo 1
Seção 2 : Grupo 2
Seção 3 : Grupo 3
5- Intervalo (lanche).
6-“Narradores de Javé”.
· Assistir ao filme;
· Discutir práticas pedagógicas que possam ser elaboradas através do filme.

2ª ETAPA – PERÍODO VESPERTINO
1- Relatos de experiência.
2- Comentários.
3- Aplicação de uma dinâmica para formar grupos e elaborar uma sequência pedagógica que leve à leitura e análise do texto “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade, incluindo elaborações de perguntas capazes de interessar alunos de 6º a 9 ano.
4- Intervalo (lanche).
5- Socialização das sequências metodológicas.
6- Avaliação.
7- Próxima Oficina
“Mergulho no texto”.
Discutir e explorar sobre o que esse texto lhes sugere.
8- Mensagem Final: Cultive a alegria....
Loreni 15/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário