quinta-feira, 30 de julho de 2009

Oficina 3 - Tipos textuais

Ele é pequeno, passo quase o tempo todo brincando com ele. Acho muito legal, divertido e aposto que todo mundo gosta dele, a outra metade é grande e muito divertido, coloco alguma coisa dentro dele e fico admirando porque é lindo e muito legal.





É um objeto: ele tem vezes que é pequeno, tem vezes que é grande.
É posto terra.
É posto água.
É posto plantas.
É posto areia colorida para enfeitar.
É guardado embaixo o tanque.
É posto dentro de casa.
É posto fora de casa.
É colorido ou sem cor.
É um vaso de flores.





É grande, quadrado, esquenta muito, tem quatro pezinhos, tem quatro bocas e cinco botões.
Tem uma gaveta onde guarda panelas e coloca pão.
Tem que ser limpo todo dia para não queimar de óleo.
Ele fica na cozinha e é elétrico.
Sabe o que é?




Minha história

Bem, meu nome é A. F.O, o nome do meu pai é A.J.O. Eu nasci em Ariquemes em 29 de agosto de 1995.
Já morei no sítio. Eu e minha família mudamos para Machadinho em 2007.
Hoje eu estou com treze anos, faltam 2 meses e 21 dias para meu aniversário. Minha irmã faz aniversário hoje, ela está muito feliz, vai ficar mais ainda quando for comemorar o seu aniversário na próxima semana, no sábado.
Meu pai é pedreiro e carpinteiro, de vez em quando eu ajudo ele a fazer casas, muros, assentar cerâmicas, etc, mas o que eu gosto de fazer é de andar de cavalos, éguas, mexer com gado. Eu me imagino no futuro uma pessoa maravilhosa como meu pai, não quero ter o mesmo emprego do meu pai, mas se for para o meu bem, que assim seja.
Eu tenho três irmãs e um irmão, uma se chama Luciana, a outra Leidiane e a outra Raniely e meu irmão se chama Rafael e a minha mãe se chama Luciene.



Minha História

Monica é meu nome e vou contar a minha história.
Estou na 5ª série e tenho 11 anos de idade, meu pai trabalha no combate aos incêndios florestais. Meus pais estão terminando o estudo que não puderam terminar na infância, e sempre dizem que eu tenho que estudar para não ter problema no futuro, então eu faço de tudo para não repetir de ano. Eu ganho muitas coisas e brinquedos, já brinquei de casinha, mesas, de pular corda, pega-pega, esconde-esconde. Com meu pai já brinquei de carrinho e com minha mãe de boneca.
Imagino meu futuro estudando, com 18 anos e pronta para escolher uma profissão, ajudar meu pai, pagar meus dízimos, mas não sei se ainda vou continuar brincando, quero estar com meus pais todos os dias da minha vida e não deixá-los nunca e quero sempre estar com Deus no coração.


Atividades executadas pela professora Joeliza Lamarão, com alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Joaquim Pereira da Rocha.

Tema: Seqüências tipológicas: narração e descrição.
Procedimentos:
Apresentação do texto “O drama da geada”;
Debate sobre o texto, privilegiando os aspectos descritivos;
Pesquisar a biografia do autor Monteiro Lobato;
Definição de texto descritivo;
Atividade proposta da TP;

Adaptação :
· Funcionalidade;
· Mímica;
· Desenhos.
· Produção de textos;
· Socialização através de adivinhações.

A partir da pesquisa da biografia de Monteiro Lobato,foi realizado outra atividade: significação do nome, onde os alunos escreveram sua própria biografia, identificando as características do texto e aplicando em seu próprio texto.



PAUTA DA OFICINA 3 DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP 3 UNIDADE 11 e 12 – TIPOS TEXTUAIS

1ª ETAPA – PERÍODO MATUTINO

OBJETIVOS:
1- Discutir e dirimir dúvidas sobre o conteúdo das seções 1,2,3 das unidades 11 e 12 do TP 3 ;
2- Distinguir as características das sequências tipológicas e socializá-las com os demais colegas.

DESENVOLVIMENTO:
1- Formar grupos para elaborarem uma síntese das características da descrição, narração e dissertação; texto expositivo, injuntivo e preditivo.
2- Socializar com a turma.
3- Ler o texto : Descrição e Dissertação (Ampliando nossas referências), responder as questões de estudo 1 à 5.
4- Em forma de plenária, todos os grupos irão apresentar suas conclusões.
5- Dinâmica
6- Intervalo (lanche).
7- Leitura do poema: A pesca;
· Análise do poema;
· Reescrever o texto em diferentes tipos
Grupo 1 : descritivo;
Grupo 2 : narrativo;
Grupo 3: injuntivo;
Grupo 4 :: dissertativo.
(gênero: notícia, receita, manual, etc.).
· Apresentação dos textos produzidos para serem apreciados pelos participantes e verificar em cada grupo as características próprias de cada tipo de texto.
8- Mensagem de encerramento do período matutino.

2ª ETAPA – PERÍODO VESPERTINO

OBJETIVOS:
1- Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros;
2- Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
3- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

DESENVOLVIMENTO:
1- Relato de experiências: U m representante de cada grupo (escola) irá relatar as atividades propostas na Oficina 2.
· Comentários.
2- Resolução das atividades:
· Unidade 11, p. 106;
· Unidade 12 p. 156;
· Socialização.

3- Dinâmica para a formação de grupos com 3 componentes cada.
4- Ler e analisar o texto: Composição: O Salário mínimo, de Jõ Soares;
- Os grupos ímpares deverão enumerar argumentos para que o texto seja considerado um exercício de redação escolar
- Os grupos pares deverão enumerar argumentos que mostrem não se tratar de um exercício escolar.
- Utilizar as questões (i; ii; iii; e; f, pagina 196) como roteiro para a discussão nos grupos.
5- Debate oral sobre as duas posições.
6- Avaliação da Oficina:
“QUE FRUTOS E FLORES COLHI NO ENCONTRO DE HOJE?”
7- As próximas unidades:
SOMOS TODOS LETRADOS NESTA SALA?



Loreni 16/06/2009


RELATÓRIO DA OFICINA 3 DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP 3 UNIDADE 11 e 12 – TIPOS TEXTUAIS

No dia 16 de junho de 2009, realizamos a 3ª Oficina do Gestar II, onde trabalhamos as Unidades 11 e 12 do TP3, com o tema Tipos Textuais.
O encontro foi dividido em dois momentos, o primeiro, no período matutino, ficou reservado para estudos coletivos, esclarecimentos de dúvidas, planejamentos e outras atividades que se fizessem necessárias. O segundo momento, no período vespertino, foi dedicado à realização da Oficina, baseando-se nas orientações do Caderno do Formador e dos TPs.
Vale esclarecer que este procedimento foi adotado após reunião com os gestores e supervisores das escolas, devido às queixas dos professores em relação ao tempo disponível e com o objetivo de fazer uma conscientização quanto à importância do apoio a ser dado aos cursistas. Nesta reunião ficou acertado que teríamos o “Dia do Gestar II”, neste dia, todos os cursistas são liberados das atividades escolares para participarem dos encontros (matutino e vespertino), ficando cada escola responsável em adequar seu horário e também conscientizar a comunidade escolar sobre a relevância do Programa.
Iniciamos a primeira etapa (matutino) com uma mensagem de abertura, logo após realizamos uma dinâmica para formar grupos e realizar uma síntese das características da: descrição, narração, dissertação, texto expositivo, injuntivo e preditivo, e socializar com a turma, esta atividade teve como objetivo distinguir as características das sequências tipológicas.
Em seguida lemos o texto: ”Descrição e Dissertação”, do Ampliando nossas referências, e debatemos sobre o mesmo.
Após o intervalo, tendo como referência o poema “A pesca”, os cursistas o analisaram e reescreveram em diferentes tipos: prosa narrativa, descritiva, injuntiva e argumentativa. Os textos foram apresentados oralmente para apreciação da turma.
Na segunda etapa (vespertino) iniciamos a programação com os relatos de experiências, onde os cursistas fizeram exposição dos trabalhos realizados em sala, discutindo sobre os pontos positivos e negativos das atividades propostas.
Em seguida, os professores dividiram-se em grupos e fizeram uma revisão das atividades 5 da Unidade 11 e da 4, Unidade 12, refletindo sobre os conceitos trabalhados nas unidades.
Com o objetivo de analisar o texto para identificar sequências tipológicas e caracterizar as condições sociocomunicativas, formamos dois grupos que leram o texto “Composição: O salário mínimo”, de Jô Soares e enumeraram argumentos para caracterizá-lo.
O grupo 1, trabalhou considerando o texto um exercício de redação escolar, enquanto o grupo 2 argumentou que não se tratava de um exercício escolar. Logo após, os grupos apresentaram em plenária seus pontos de vista.
A avaliação da Oficina foi feita através de uma dinâmica onde cada participante respondia a pergunta: “Que frutos e flores colhi no encontro de hoje?” Momento em que os cursistas falaram sobre os pontos positivos e negativos da mesma.
Finalizando, falamos sobre as próximas unidades a serem estudadas, despertando a curiosidade para a idéia de letramento, através de questionamentos sobre o que seja letramento e alfabetização e da pergunta: “Somos todos letrados nesta sala?”

Machadinho D’Oeste, 16 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário