Maria Helena, aplicando o "Avançando na Prática", sobre
o tema Trabalho.
PAUTA DA OFICINA 2 DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP 3 UNIDADE 09 e 10 – GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVOS:
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
4- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
5- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
6- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
DESENVOLVIMENTO:
Período matutino
1- Mensagem de abertura;
2- Dinâmica;
3- Estudo coletivo das unidades 9 e 10;
4- Apresentação, com uso do data show da atividade 1 e 7 da unidade 9 ;
5- Socialização;
6- Apresentação de slide com a síntese da unidade 9;
7- Socialização e esclarecimentos de dúvidas.
Período vespertino
Parte I
Comentários sobre os assuntos tratados nas unidades 9 e 10;
• Esclarecimento de dúvidas;
• Sugestões.
Parte II
• Relatos de experiências;
• Comentários.
Parte III
Realização de uma dinâmica para formar grupos de 3 elementos;
Solicitar ao grupo que escolha uma das atividades propostas(página 192 e 193) e planeje, baseando-se em um projeto pedagógico de sua escola, atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que os exemplos realizam;
Socialização dos resultados das propostas.
Parte IV
Análise da Oficina e considerações finais, verificando a possibilidade de utilizar essas atividades em sala de aula.
Parte V
• Avaliação da Oficina
Loreni 18/05/2009
TP 3 UNIDADE 09 e 10 – GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVOS:
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
4- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
5- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
6- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
DESENVOLVIMENTO:
Período matutino
1- Mensagem de abertura;
2- Dinâmica;
3- Estudo coletivo das unidades 9 e 10;
4- Apresentação, com uso do data show da atividade 1 e 7 da unidade 9 ;
5- Socialização;
6- Apresentação de slide com a síntese da unidade 9;
7- Socialização e esclarecimentos de dúvidas.
Período vespertino
Parte I
Comentários sobre os assuntos tratados nas unidades 9 e 10;
• Esclarecimento de dúvidas;
• Sugestões.
Parte II
• Relatos de experiências;
• Comentários.
Parte III
Realização de uma dinâmica para formar grupos de 3 elementos;
Solicitar ao grupo que escolha uma das atividades propostas(página 192 e 193) e planeje, baseando-se em um projeto pedagógico de sua escola, atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que os exemplos realizam;
Socialização dos resultados das propostas.
Parte IV
Análise da Oficina e considerações finais, verificando a possibilidade de utilizar essas atividades em sala de aula.
Parte V
• Avaliação da Oficina
Loreni 18/05/2009
A vida de uma menina chamada Leidiane
L.R.O, nasceu em uma cidade nem muito grande nem muito pequena na cidade de Alvorada do Oeste. Na vida dela teve muitas aventuras.Ela morou em Alvorada, Mirante, Nova União, Guatá e Tabajara, ela conheceu muita gente e muitos amigos, a família dela é super legal, seu pai Marcio trabalha como mecânico, a mãe dela é dona de casa, mas também já trabalhou num posto de gasolina lá em Três Fronteiras, era bem legal, quando a mãe dela pegava malária, quem ficava no lugar da mãe era ela, nossa! Ela gostava muito de ficar lá, mas também a família dela já chegou a passar necessidades. O pai dela ficou 6 meses de cama por causa da hanseníase, mas hoje a família dela é feliz, todos passaram a ser crentes graças a Deus.Hoje ela vive uma vida melhor, muito melhor do que antes.
Texto produzido por aluna do 7º ano da E.E.E.F.M. “Joaquim Pereira da Rocha”, orientada pela professora Dinéia Rodrigues, aplicando o Avançando na Prática p. 25, TP 3, Gêneros Textuais.
L.R.O, nasceu em uma cidade nem muito grande nem muito pequena na cidade de Alvorada do Oeste. Na vida dela teve muitas aventuras.Ela morou em Alvorada, Mirante, Nova União, Guatá e Tabajara, ela conheceu muita gente e muitos amigos, a família dela é super legal, seu pai Marcio trabalha como mecânico, a mãe dela é dona de casa, mas também já trabalhou num posto de gasolina lá em Três Fronteiras, era bem legal, quando a mãe dela pegava malária, quem ficava no lugar da mãe era ela, nossa! Ela gostava muito de ficar lá, mas também a família dela já chegou a passar necessidades. O pai dela ficou 6 meses de cama por causa da hanseníase, mas hoje a família dela é feliz, todos passaram a ser crentes graças a Deus.Hoje ela vive uma vida melhor, muito melhor do que antes.
Texto produzido por aluna do 7º ano da E.E.E.F.M. “Joaquim Pereira da Rocha”, orientada pela professora Dinéia Rodrigues, aplicando o Avançando na Prática p. 25, TP 3, Gêneros Textuais.
RELATÓRIO DA OFICINA 2 DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP 3 UNIDADE 09 e 10 – GÊNEROS TEXTUAIS
A oficina da Unidade 09 e 10 da TP 03 ocorreu nas dependências da E.E.E.F e M “Joaquim Pereira da Rocha”, em sua sala da TV Escola, participaram desta oficina, 12 cursistas.
A referida Oficina foi dividida em dois momentos:
1º Momento - Período matutino: Estudo coletivo da Unidade 09 e 10 – TP 03: Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado.Os cursistas tiveram a oportunidade de aprofundar no conteúdo destas unidades, tirar suas dúvidas, realizar e tecer comentários a respeito das atividades propostas.
2º Momento – Período vespertino: Realização da Oficina, Unidade 10; esta se deu em 5 etapas:
· 1ª Etapa: Esta parte da reunião ficou reservada para comentários sobre os assuntos tratados nas unidades 9 e 10 e esclarecimento de dúvidas;
· 2ª Etapa: Relato de experiências dos cursitas sobre suas atividades aplicadas em sala de aula conforme sugestões do “Avançando na Prática”.
· 3ª Etapa: Formação de grupos com o objetivo de elaborar uma situação didática para desenvolver com os alunos atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais .
· 4ª Etapa: Formação de plenária para apresentação e análise dos trabalhos dos grupos.
· 5 Etapa: Avaliação da Oficina e conversa informal sobre a relação entre gêneros e tipos textuais, chamando a atenção para o fato de que as próximas unidades tratarão do conceito de tipo e de sua inter-relação.
A Oficina foi muito proveitosa e os cursistas saíram muito satisfeitos com os resultados das conclusões a que chegaram durante as atividades realizadas.
Machadinho D’Oeste, 18 de maio de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário